quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Sul

Depois do Norte e de Napa, fizemos as malas mais uma vez e rumámos ao Sul. O objectivo era chegarmos a Santa Barbara, provavelmente das melhores cidades dos EUA para se viver. Visitar LA já tinha ficado decidido que não fazia parte dos planos. Enquanto o problema do Norte são os tubarões, o problema do Sul é o trânsito. E LA é onde tudo se concentra... 14 milhões de pessoas, todas com 2 e 3 carros..

O nosso roteiro começou em Half Moon Bay, foi uma passagem rápida com a intensão de irmos ver onde rebenta a famosa onda de Mavericks mas a quantidade de domigueiros na estrada, fez-nos esquecer o programa e obrigou-nos a prosseguir para Santa Cruz. Mavericks tambéms só funciona 6 vezes por ano e invariavelmente é durante o inverno, pelo que não perdemos muito.

Santa Cruz fica a uma hora de SF, o que nos permite ao sábado de manhã pegar no carro e ir apenas lá passar o dia, como tal, deixamos a descrição desta pequena cidade surfista para outras núpcias.

Seguimos em direcção a Monterey, onde pensávamos pernoitar mas acabamos por seguir mais uns minutos até à conhecida praia de Carmel. Carmel-By-the-Sea... Praia que acolhe o famoso torneio de golf de Pebble Beach, parte do PGA Tour. A primeira impressão foi fascinante! Nunca tínhamos visto tantos supercarros! A cidade toda com casas de apenas 1 ou 2 andares, com galerias de arte por todos os cantos, cheia de animação nas ruas, transpirava a um certo glamour. Os carros davam-lhe um toque especial que até aqui não tinhamos visto em nenhum outro sítio. Foi dificil arranjar hotel para dormir, estava tudo cheio... explicaram-nos que havia uma demonstração de carros, que decorria todos os anos e que trazia muitas pessoas à cidade. Estava tudo explicado! Finalmente pousamos as malas num "modesto" quarto com duas camas queen size e que custava $850/noite! Graças a uma desistência de última hora, ficamos com o quarto por apenas $250... sorte! Arranjamo-nos o melhor que podemos para irmos passear no meio dos Ferraris, Bugattis, Rolls-Royces, Porsches ... Os "nossos homens", pareciam duas crianças excitadas na feira popular!! Sonhamos todos um bocadinho e seguimos jantar. Fomos a um Greco/Jordano/Italiano/Americano! Um tretas daqueles que adora o seu país mas põe as bandeiras de países que vendem mais para chamar mais pessoas! No meio disto tudo, valia-lhe ter como música de fundo a grande Mariza! Aconselhou-nos um bar mesmo ao lado, ao qual fomos e onde tivemos o previlégio de conhecer o escritor, completamente alcoolizado, de um best-seller (lol) "Guide to Investing in Gold and Silver....". Durantes umas horinhas debateram-se uns temas interessantes à volta do investimento, ou não, em ouro e prata... Ofereceu cópias autografadas do livro a todos...







Com uma noite bem dormida, seguimos para o grande Big Sur! São 70 milhas de costa linda de morrer, com o mar sempre aos nossos pés, com vistas fascinantes mas, que em termos de "fazer praia ou surf" mete pena... toda a extensão desta costa encontra-se muito acima do nível do mar, sem maneira de descer :( Visitamos um dos vários parques naturais: Point Lobos, onde nos maravilhamos com as focas e com a excêntricidade das pedras e rochas existentes. De Dezembro a Março é um centro de reprodução de leões marinhos e uma zona de passagem de baleias azuis em migração.











Nessa noite aterrámos em Pismo Beach, uma cidade tipo Albufeira mas sem noite! Tinha tudo para ser uma cidade super animada, com neons por todo o lado a adivinhar movimento e hóteis em todas as esquinas para acolher multidões mas, às 21h já não havia sítio para jantarmos porque todos os restaurantes já estavam fechados! Conseguimos, graças ao perfume do JD, que encantou a menina de um restaurante, jantar num sítio que se mostrou surreal! O prato tipíco era Caraguejo. Em cada mesa havia uma espécie de panela com um rolo de papel higiénico ou de papel de cozinha e, toda a gente, usava guardapo ao pescoço... até nós!! Quem pedia o prato típico ficava sem a sua panelinha por uns minutos, mas recebia-a de volta carregada de caranguejo, batatas, cenouras, etc. Só que, em vez de pousarem a panela ou de servirem as pessoas, não... despejavam-ma em cima da toalha! Estranhíssimo, travessas nem vê-las! A panela apenas servia como transporte e quem sabe para umas cascas de caranguejo, caso estas não fossem sem querer deitadas para o chão!
No dia seguinte, alugamos umas long boards e os nossos principes ensinaram-nos umas manobras! Enquanto esperavamos pela onda certa tinhamos ao nosso lado uma foca a nadar! Um sonho!!
Como em teoria o tempo mais para sul tenderia a melhorar, saímos de Pismo Beach em direcção a Santa Barbara. Infelizmente, quanto mais perto de SB mais nevoeiro havia. SB é uma cidade giríssima, cheia de restaurantes e bares animados, com uma "promenade" cheia de palmeiras sobre uma praia que prometia ser brutal, caso o tempo ajudasse. Jantamos num restaurante aconselhado pelo senhor do nosso hotel em que cada meia dose chegava para dois! Bebemos uns copos num bar animado e fomos dormir.

Acordamos por baixo de um capacete e pusemo-nos a vaguear pela zona à procura do sol. Numa investida à praia onde se dá a conhecida onda de Ricon, durante uma passeata junto ao mar, onde ondas nem vê-las, demo-nos com a chegada de um pescador de ocasião com três pequenos tubarões pescados à cana utilizando sardinhas como isco! O mito confirma-se! Eles andam por aí...






Visto o JD e a Rita terem voo dois dias depois e o tempo contiuar a desiludir-nos, ecidimos voltar nesse dia para SF acabando assim, mais rapidamente do que esperávamos, a nossa viagem!

3 comentários:

  1. Hello!

    Que ESPECTÁCULO de dias!
    Muito louco o restaurante de caranguejos! tenho a certeza que ia adorar!
    Bom, concluímos então que não é um mito... onde há focas... há tubarão! Portanto não sei se devias ficar assim tão feliz a nadar ao pé delas! Quando o tubarão vem dar a dentada, é porque nos confunde com esse animalzito!
    As paisagens estão muito giras e a viagem pareceu de sonho! para a proxima apanham melhor tempo ;)

    grande beijinho!

    ps- já pensaram no que vamos faltar este próximo fim-de-semana?!

    ResponderEliminar
  2. Pois eh.. Vai haver pagode no Estoril! Bebemos gin tonicos em honra dos noivos..

    ResponderEliminar