domingo, 23 de agosto de 2009

First days in Frisco

San Francisco

Quem não gosta de SF? É dificil não gostar duma cidade tão fantástica como esta. É uma cidade segura, as pessoas são simpáticas e muito abertas e facilmente fazem conversa sobre temas banais. Por todo o lado deambulam pedintes (vide Newsletter 12, Luis Lorena), mas são tão engraçados que uma pessoa só consegue rir. Uns pedem dinheiro para fazerem pesquisas de álcool, outros para por gasolina nos BMWs e há uns mais ousados que escrevem em cartões frases como "Give $20, I need to get laid tonight".

De verão, o tempo é cinzento e frio, o que lhe confere uma mística não mais encontrada em outra cidade americana. Este clima atípico para a época é um fenómeno natural que resulta da sucção da humidade das correntes marítimas geladas do Alaska pelo enorme calor que se faz sentir nas Sierra Nevada Mountains, localizadas a 50-100km para o interior. Assim, enquanto estiver calor em todo o país, por aqui permancerá "fresquinho"...

Os locais dizem e redizem que o Outono é a melhor altura do ano, com fartos dias de sol até ao final de Novembro, pouco vento e excelentes ondas... Quanto ao Inverno, veremos...

Lua de mel a três

Durante os primeiros dias tivemos a sorte, durante o dia, de ter connosco Luís Lorena. Uma excelente companhia em qualquer situação, até numa lua de mel.

Acompanhou-nos nos primeiros passeios pela cidade. Com ele visitamos Ocean Beach, uma praia com um areal de perder de vista, com uma vida animal inigualável em Portugal, fizemos o turístico mas excelente programa de atravessar a Golden Gate de bicicleta, passeámos pelo Castro, bairro conhecido pela sua enorme comunidade gay, fomos ao Pier 39, local típico turista, com focas e uma mini feira popular, ...

Lorena, gostamos muito de te cá ter, volta sempre! Sem anginas...

Curiosidades

Os Giants são a equipa de baseball de SF, é a poucos minutos a pé de nossa casa. Estranhamente há jogos nos dias de semana a horários um pouco estranhos para quem trabalhe. Os jogos muitas vezes realizam-se em vários dias seguidos mas infelizmente ainda não conseguimos perceber porquê. Em posts futuros esperamos ter um maior conhecimento sobre este acontecimento que é o baseball em SF!

Há lojas de todos os tipos e feitios por cá mas três vingam claramente: fastfood, roupa e farmácias. É interessante este fenómeno. Há alguns dias conversavamos com um Filipino, que nos dizia, reforçando esta ideia que já começavamos a ter, que os americanos são os maiores praticantes de auto-medicação que há. Há comprimidos para tudo, desde cocktails incríveis para depressões, passando por uma parafernália de complexos para tratar joanetes, e até uns comprimidos que anulam o efeito de outros. Tudo isto em corredores infindáveis, prontos a serem consumidos por um qualquer traseunte que naquele momento ache que está com enxaquecas.

A marijuana é legal! Só basta: 1. Ir ao médico com um dos seguintes argumentos: dores de cabeça, dores de costas, falta de concentração, insónias, falta de apetite, etc, etc. 2. Receber o Cartão de Consumidor e ir à Cannabis Store mais próxima 3. Enrolar em murtalha de arroz e servir com um tinto e com doçaria regional.

Em todo o lado "tem" que se dar gorjetas, o que depois de alguma reflexão, é um modelo perfeito para esta sociedade mas que tem os seus contras. Em primeiro lugar, todos os preços expostos são sem taxas, por isso é como e andassemos na Makro a ver coisas para comprar e achar que é tudo muito barato. Assim, se vamos jantar fora, o que aparentemente eram 40$ passam a 44$ como 10% de VAT. Mas ainda não acabou... Se o jantar foi mau, só devemos dar 10% de gorjeta o que passava para 48$. Mas se foi bom, é comum dar-se até 20% o que faz uma aparente simpática refeição passar a ser 52$. E este sistema repete-se em todo o lado. Copos a 13$ na lista acabam a 17$, as malas do hoteis levam com 1$ por cada para serem transportadas, o supermercado leva com 10% do valor em "Cash back"!!!, e por aí fora... O bom, é a qualidade do serviço. Custa um bocado a habituarmo-nos a um constante "engraxar" e a uma felicidade gratuita que às 8 da manhã não é o que mais apetece, mas que os mexicanos trabalham, trabalham... Tudo bem feito, com um sorriso e rápido! Faz lembrar o Algarve em Agosto ;)

Juntamos alguns momentos dos nossos primeiros dias...
















9 comentários:

  1. Lua de Mel a três?! muito bom! só o meu irmão para se enfiar no meio do casal hahaha
    adorei a casa e estamos a adorar as fotografias e descrições!
    já adicionei o vosso blog no NOSSO blog lol estamos linkados!

    big kiss and keep having fun!

    "Vasco", Good luck with your job tomorrow!

    ResponderEliminar
  2. Estou a adorar a vossa conversa explicada e vivida.
    É uma ideia óptima de partilharem as vossas experiências.
    Melhor do que isto só mesmo o blog de San Francisco!!!!
    Quando for grande quero ter um igual. :)

    beijos micaelenses

    ResponderEliminar
  3. Adorei!! Sem dúvida que estão a viver uma experiência fantástica!
    Grande casa!! Depois tenho que combinar com o Tiago para vos ir visitar!
    Vão continuando a dar notícias no vosso blog!!!

    Beijinhos para o casalinho apaixonado!! :)
    Filipa B. Oliveira

    ResponderEliminar
  4. K mel!!! O carro é lindo!!! Uma máquina!!! :)

    É maravilhoso poder ir acompanhando a vossa assim... Escrevam muito!!! Please!!!

    Beijos e Abraços com muitas saudades

    ResponderEliminar
  5. FYI,
    Pelo que sei dos USA existem desportos para todos os dias da semana contando com os campeonatos de cada estado e os universitários. É normal que o baseball se jogue durante a semana.

    Vasco, nota-se qd és tu que escreves.
    Há cada comentários mais boiola, meu Deus....

    Abraços
    Carrilho

    ResponderEliminar
  6. Boas aos dois pombinhos!
    Vasco é impressão minha ou estás mais gordo. . . .ai essa vidinha de casado vai dar cabo de ti! Joaninha toma conta do menino. . .
    Beijinhos aos dois
    keep in touch!

    ResponderEliminar
  7. Que vida!
    Precisam mesmo de trabalhar?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. PS: Adrenalina são os papás da noiva e... sogros do Vasco! A Adrenalina é o único recurso para aguentar acordado até à hora de jantar em São Francisco!!!

    ResponderEliminar