domingo, 23 de agosto de 2009

Um novo mundo...

Aterrámos em San Francisco a 23 de Julho de 2009, sobre um intenso nevoeiro que, pelo que viemos a perceber, caracteriza a cidade na altura do verão. Aterrámos para uma nova vida, num novo país!
Com os fusos horários trocados, o deitar cedo e cedo erguer começou a reger os nossos dias. Entre o excitamento de conhecer a cidade e a necessidade de encontrar casa os dias foram passando...

Starting a life
O Hotel W foi durante 15 dias a nossa casa, e que casa! O quarto era super confortável, com duas camas Queen size, onde mais tarde Luís Lorena viria a dormir. Os pequenos almoços eram mesmo à Americana, com ovos, salsichas, hamburguers, bacon e gorduras a monte. Orgulhamo-nos de ter provado todos os pratos da lista! Com estes mega pequenos almoços tinhamos força para as diversas incursões na cidade.



Ao fim da tarde, o hotel, um dos mais hip da cidade, torna-se num bar com DJ, habitado por uma mescla de S. Franciscanos e hóspedes. O concierge, um pandulo com G grande, adorava-nos e todas as noites nos dizia: "Hi kids, I know the best place where you can have dinner tonight. Are you in the mood for Thai? I know a nice little place, by the bay, where the service is fantasticcccc and the desserts they make are... oh my God!!"

O primeiro passo foi escolher casa. Tendo em conta o que precisavamos não nos foi dificil escolher. Um pequeno loft, acolhedor e com uma vista de sonho, perto do Caltrain (comboio que faz o commuting entre SF e Palo Alto, onde o Pedro vai trabalhar), com zonas de convivio, barbecue, lareiras exteriores e ginásio, satisfez tudo o que queríamos ;) O bairro chama-se SOMA (South of Market), antiga zona industrial hoje repleta de lofts, penthouses e afins, para expatriados, artistas e asiáticos.


A casa estava nua e, uma vez que tinha apenas os electrodomésticos básicos na cozinha e uma televisão gigante no quarto, iniciaram-se as nossas visitas ao IKEA e às lojas de decoração da zona.











O segundo passo foi tratar da carta de condução. E como se de uma ida ao talho se tratasse, chegamos à DMV (DGV de cá...), tirámos uma senha, lemos o código cujo prefácio é escrito pelo grande governador Arnold Schwarzenegger ("My fellow Californians..."), tiramos duas fotografias, fizemos um exame de código, erramos 4 em 36, quando podíamos falhar 6, e duas horas e meia depois estavamos encartados. A maravilha das maravilhas é que se chumbassemos podíamos ter repetido, no dia, 3 vezes!

Com carta, fomos tratar do carro. Ao fim de 4 dias de muito craigslist e de várias conversas com vendedores, acabamos por escolher um Audi A4 3.0 quattro para as subidas de Lake Tahoe no Inverno, num tom de verde fantástico ou, pelo menos, raro!

Com isto ficamos praticamente prontos a começar a viver.

É nestes momentos que se percebe porque é os EUA são a maior economia mundial... Tudo é fácil e "money talks and bulshit walks". Como é que em Portugal, um casal imigrante com visto de turista, sem número de segurança social e sem histórico de crédito, aluga uma casa a uma empresa, abre uma conta bancária, tira a carta de condução e compra um carro em menos de 15 dias... Isto, como se verá para o bem e para o mal, é de facto "The land of the free!"

6 comentários:

  1. Bela máquina, côr sobria, mais bonita que a do RAV.
    Se tentassem cá no litle country, passados poucas horas eram arguidos, mesmo tendo em conta o simplex.
    Logo a noite skipamos para saber novidades da NGEN

    ResponderEliminar
  2. que maravilha, como é bom ler a vossa descrição dessa experiência maravilhosa que estão a viver. Que pena que tudo isso aconteça a tantas horas de distância. Continuem nesa boa onda. Bjs.
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Falem-me do Tinto em São Francisco?

    Faz companhia e é guloso como o de cá?

    E porco preto também há? Qualquer coisa avisem que envio umas presas em vácuo.

    Bela casa e que carro modesto, lol (grande bomba!)

    Bjs e abcs do noivo, com muitas saudades

    ResponderEliminar
  4. Faz hoje anos que "A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", foi publicada. Ainda bem,e sobretudo aí ..... senão talvez os EUA não fossem o que são hoje....e vocês não poderiam estar a disfrutar essa maravilhosa experiência...

    ResponderEliminar
  5. Eu e a Avó gostámos muito de os ver... A casa parece muito gira e a vista excepcional. Vamos começar a poupar para os poder visitar!!!

    ResponderEliminar
  6. Jo e Pedro!!

    Só hoje me apercebi da esxistência deste magnifico blog!!
    Começo pelo primeiro post! :)
    Grande adaptação - 2 semanas e tudo tratado! Maravilha!!
    Gosto de saber como foi fácil!!

    Um beijinho aos dois!

    ResponderEliminar